OS  HOMENAGEADOS

Casa Das MAquinas

Publicado em 14/12/2011

Atualizado em janeiro de 2020

 

A CASA DAS MÁQUINAS, banda de Rock formada originalmente em 1973 e, após alguns anos inativa, reúne-se novamente em 2007, e quatro anos depois de seu retorno triunfal, tem finalmente seu trabalho reconhecido e eternizado pela Rockwalk Brasil®, a “Calçada da Fama” do rock nacional.

 

Casa das Máquinas é uma banda brasileira de rock and roll clássico e progressivo, fundada em 1973 quando José Aroldo Binda (Aroldo) e Luiz Franco Thomaz (Netinho), à época ex-integrantes da banda “Os Incríveis”, juntam-se a Carlos Roberto Piazzoli (Pisca), além dos músicos Carlos Geraldo Carge (ex-Som Beat) e Pique (ex-tecladista de Roberto Carlos).

Em 1974 o ‘Casa’ entra em estúdio e grava seu primeiro LP, intitulado “Casa das Máquinas”, seguindo um padrão mais hard rock, lembrando muito o estilo dos Incríveis.

Com a saída de Pique, logo depois da gravação desse disco, a vaga se abre para Mario Testoni Jr., um virtuoso tecladista à época, que traria também Marinho Thomaz (bateria), o irmão de Netinho. Ambos dariam um novo caminho para a banda, agora com DOIS bateristas, um dos primeiros grupos de rock a utilizar esse tipo de formação. Assim, voltam ao estúdio e gravam “Lar de Maravilhas”, em 1975, num estilo voltado ao rock progressivo.

Um novo – literalmente – e grande compositor, nessa época ainda menor de idade, chamado Catalau, descoberto por Pisca e Netinho, compõe sua primeira letra para o Casa: "Rock que se cria". Depois disso ainda trabalharia com a banda em dois discos, o “Lar de Maravilhas” (1975) e “Casa de Rock” (1976),  cuja faixa principal e de mesmo nome se tornaria um dos grandes sucessos da banda.

Seus maiores hits certamente são “Vou Morar no Ar” e “Casa de Rock”.


Em 2019 o Casa das Máquinas anuncia seu novo vocalista Ivan Gonçalves (ex Expresso Valvulado e Ossos do Ofício), que também já teria sido locutor nas emissoras 89 FM Rádio Rock e Brasil 2000.

A escolha teria sido feita após avaliação de dezenas de candidatos de todo o Brasil. Marcelo e Fabio também já teriam sido substituídos, respectivamente, por Cadu Moreira e Geraldo Vieira, se juntando aos remanescentes Mário Testoni Jr e Marinho Thomaz.

 

Por ocasião da inclusão da banda na Rockwalk Brasil®, a formação traz Mário Franco Thomaz (Marinho, irmão de Netinho d’Os Incríveis), na bateria e vocal desde 1975, Mário Testoni Jr. que também assume desde 1975 o órgão, teclados e piano, além de seu filho guitarrista Leonardo Testoni, o vocalista João Luiz e o baixista Fábio Cesar, estes, integrando o elenco somente a partir de 2010. 

 

A Cerimônia de Inclusão marca o último evento do ano da Rockwalk, realizado no dia 13 de dezembro de 2011, na cidade do Ribeirão Preto SP, onde a Rockwalk Brasil® mantém seu QG base.

O encontro acontece num clima de muita animação dos homenageados, durante uma tarde ensolarada de domingo.

O grupo é indicado na categoria “Músico”, reconhecida por sua relevante contribuição para a preservação da memória do rock e demais segmentos da música brasileira.

Muito simpáticos e atenciosos, os músicos também deixam, além da tradicional placa de concreto, seus autógrafos no quadro comemorativo oficial e na tradicional guitarra, objetos que passam a integrar o ilustre museu dos “Rockwalkers”, que já somam cerca de quarenta integrantes nas categorias “Músico” e “Especial”.

casa-web1.jpg

CATEGORIA

‘IN MEMORIAN’

ordem alfabética

André Matos

Antonio Marcos

Banda The Jet Blacks

Big Boy

Bolão e Seus Rockettes

Carlos Alberto Belmont

Carlos Imperial

Cassia Eller

Cazuza

Celly Campello

Chico Science

Dino

Dom & Ravel

Dori Edson

Ed Wilson

Eddy Teddy

Geraldo Brandão

Henrique Bartsch

Itamar Assumpção

Jessé

João Augusto

José Ricardo

Júlio Barroso

Luizinho & seus Dinamites

Mamonas Assassinas

Manito

Marcelo Fromer

Meire Pavão

Mingo

Nora Ney

Paul de Castro

Paulo Henrique

Pedrinho Batera

Pedro Gil

Raul Seixas

Renato Russo

Rodrigo Netto

Rogério Duprat

Ronnie Cord

Rossini Pinto

Sérgio Murilo

Sergio Sampaio

Silvinha Araújo

Teddy Milton

Terry Winter

Tico Terpins

Tim Maia

Torquato Neto

Waldir Anunciação

Wander Taffo

Zé Rodrix

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White Twitter Icon
  • White YouTube Icon

© 2008 by MMP ROCK Business. All Rights reserved ®