OS  HOMENAGEADOS

fernanda-web1.jpg

Fernanda Abreu 

Publicado em 22/07/2008

Atualizado em janeiro de 2020

 

A bela e jovem carioca, que já traz em sua história uma longa bagagem profissional nos trilhos da música brasileira, FERNANDA ABREU seria a primeira rockwalker ‘mulher’ a integrar o “Rock Hall da Fama”. Convite feito, convite aceito, e Fernanda deixaria as impressões de suas mãos na “RockWalk Brasil® – A Calçada da Fama do Rock” numa ensolarada manhã de segunda-feira, 21 de julho de 2008.

 

Fernanda Sampaio de Lacerda Abreu (Rio de Janeiro, 8 de setembro de 1961) se projetaria no cenário musical nacional ao integrar a banda Blitz ao lado de Evandro Mesquita, Lobão, Billy, Antônio Pedro, Ricardo Barreto e Márcia Bulcão, uma grande explosão de sucesso pop-rock nos anos 80, responsável por popularizar o movimento do B-Rock, no qual permaneceria por três discos até 1986.

Em 1990 iniciaria sua carreira solo com o álbum “SLA Radical Dance Disco Club”, que traz um som dançante inédito no Brasil à época, a música 100% pop, contendo samplers de diversos artistas em suas faixas, e seria classificada pela imprensa como a pioneira da música pop dançante – com coreografias e uso de produções eletrônicas – no Brasil, apostando no gênero após averiguar a dimensão internacional de artistas como Madonna e Prince, aderindo às coreografias, misturas com estilos dançantes e samplers em seus trabalhos.

Fernanda é formada como bailarina profissional pelo Ballet Tatiana Leskova, tendo ingressado em duas companhias de dança antes da carreira musical.

Conhecida pela qualidade na criação e produção de seus discos e shows, contando aí com a colaboração primordial do artista gráfico Luiz Stein, com quem seria casada por quase 30 anos, Fernanda Abreu voltaria aos holofotes com “Amor geral” (2016), disco que marca sua volta ao mercado fonográfico dez anos após a edição em 2006 de CD e DVD revisionistas gravados na série MTV ao vivo.

 

Em 2020 e aos 58 anos, essa ‘quase senhora’ carioca continua na pista, ativa como sempre, completando 30 anos de carreira solo, e, ao longo dessas três décadas, a cantora e compositora carioca é a única integrante da formação clássica da Blitz que conseguiria se manter no mundo da música pop do Brasil, além do líder Evandro Mesquita, que atualmente permanece com a banda ativa e novos componentes.

Admiradora de Michael Jackson (1958 – 2009), a “garota sangue bom” sabe incorporar como poucos os ritmos da música negra norte-americana ao conceito musical carioca e para a pista de dança, sempre valorizando a dance music e a participação dos DJs.

 

E, voltando a 2008, finalmente a captação das impressões de suas mãos para a "Calçada da Fama do Rock Brasileiro" acontece em 21 de julho num encontro com a equipe RockWalk Brasil® em pleno estúdio, no Rio de Janeiro, numa interrupção momentânea dos preparativos de produção e gravação de seus mais recentes trabalhos, ensaios e elaboração de sua próxima turnê nacional.

 

Extremamente profissional e atenciosa, Fernanda solicita uma pausa a sua equipe técnica e músicos assim que anunciada a presença da trupe da RockWalk Brasil®, e, gentilmente, participa da Cerimônia de Inclusão, autografando também uma guitarra para o projeto, além de tirar algumas fotos e distribuir muitos sorrisos, traço de simpatia inerente à cantora.

CATEGORIA

‘IN MEMORIAN’

ordem alfabética

André Matos

Antonio Marcos

Banda The Jet Blacks

Big Boy

Bolão e Seus Rockettes

Carlos Alberto Belmont

Carlos Imperial

Cassia Eller

Cazuza

Celly Campello

Chico Science

Dino

Dom & Ravel

Dori Edson

Ed Wilson

Eddy Teddy

Geraldo Brandão

Henrique Bartsch

Itamar Assumpção

Jessé

João Augusto

José Ricardo

Júlio Barroso

Luizinho & seus Dinamites

Mamonas Assassinas

Manito

Marcelo Fromer

Meire Pavão

Mingo

Nora Ney

Paul de Castro

Paulo Henrique

Pedrinho Batera

Pedro Gil

Raul Seixas

Renato Russo

Rodrigo Netto

Rogério Duprat

Ronnie Cord

Rossini Pinto

Sérgio Murilo

Sergio Sampaio

Silvinha Araújo

Teddy Milton

Terry Winter

Tico Terpins

Tim Maia

Torquato Neto

Waldir Anunciação

Wander Taffo

Zé Rodrix