OS  HOMENAGEADOS

FlAvio Venturini

Publicado em 11/06/2010

Atualizado em janeiro de 2020

 

Nascido em Belo Horizonte em julho de 1949, e revelado pelo movimento chamado “Clube da Esquina” nos anos 60/70, em Minas Gerais, juntamente com Milton Nascimento e os irmãos Borges, Marilton, Márcio e Lô, o cantor, músico e compositor FLÁVIO VENTURINI é o nosso próximo homenageado na Rockwalk Brasil® - A Calçada da Fama do Rock Brasileiro.

 

Na sequencia do projeto "Clube da Esquina", Flávio Venturini participaria do grupo musical “O Terço”, grande referência do surgimento do rock clássico e progressivo no Brasil, antes de formar o também lendário grupo “14 Bis” ao lado de seu irmão Cláudio Venturini e dos amigos Hely Rodrigues, Vermelho e Sérgio Magrão.

 

Claramente influenciados pelos Beatles, Rolling Stones, Deep Purple, Yes, Led Zeppelin e Pink Floyd, os ícones mundiais da época, e com o aval de Milton Nascimento, produtor do primeiro disco, o 14 Bis é contratado pela EMI Odeon para gravar o “14 Bis I”, que rapidamente chegaria às paradas com os sucessos “Natural” e “Canção da América”, esta, assinada por Milton Nascimento e Fernando Brant.

 

Na sequência viriam outras preciosidades como “Planeta Sonho”, “Linda Juventude” e “Todo Azul do Mar”, e no final dos anos 80 Venturini deixaria o grupo para seguir carreira solo.

 

Novos hits como “Nascente”, “Nuvens”, “Caçador de Mim” e “Espanhola” também ficam eternizados nos falcetes de Flávio Venturini, esse cantor, compositor e músico mineiro, dono de uma carreira de sucesso incontestável, muito além de rótulos.

 

Hoje aos 70 anos, recém comemorados em 23 de julho de 2019, e marcando também 45 anos de carreira ininterrupta e de sucesso inabalável, o artista lança o álbum “Paraíso” no mesmo ano, ao lado do contrabaixista Neto Bellotto, mentor do grupo “DoContra”, algo impensável que reúne seis contrabaixos.

 

Desde agosto de 2017, Flávio Venturini vem gravando aos poucos algumas canções que compõem o repertório inédito e autoral de seu próximo álbum “Paisagens sonoras”.

As gravações tem sido realizadas no estúdio caseiro do próprio Venturini “Close to home”, assim batizado em homenagem ao autor de música homônima, o compositor e pianista jazzista norte-americano Lyle Mays.

 

O repertório do álbum “Paisagens Sonoras”, a ser lançado neste 2020, inclui parcerias de Flávio Venturini com Ana Carolina em “Amanhecer em julho” e Ronaldo Bastos em “Cais de Belém”, além de Luiz Carlos Sá, Lívia Serafim, Edmar Gonçalves e Marcos Lupi, entre outros parceiros.

 

E, retornando dez anos no tempo, ainda lhe faltaria mais um laurel à época, e enfim ser incluído na “RockWalk Brasil®”, pelo reconhecimento a sua grande contribuição à história do rockandroll nacional.

 

A cerimônia acontece em 10 de junho de 2010, em Ribeirão Preto, onde a equipe RockWalk Brasil® recebe Flávio Venturini para a tradicional cerimônia de inclusão na “Calçada da Fama do Rock”.

flavio-venturini-web1.jpg

CATEGORIA

‘IN MEMORIAN’

ordem alfabética

André Matos

Antonio Marcos

Banda The Jet Blacks

Big Boy

Bolão e Seus Rockettes

Carlos Alberto Belmont

Carlos Imperial

Cassia Eller

Cazuza

Celly Campello

Chico Science

Dino

Dom & Ravel

Dori Edson

Ed Wilson

Eddy Teddy

Geraldo Brandão

Henrique Bartsch

Itamar Assumpção

Jessé

João Augusto

José Ricardo

Júlio Barroso

Luizinho & seus Dinamites

Mamonas Assassinas

Manito

Marcelo Fromer

Meire Pavão

Mingo

Nora Ney

Paul de Castro

Paulo Henrique

Pedrinho Batera

Pedro Gil

Raul Seixas

Renato Russo

Rodrigo Netto

Rogério Duprat

Ronnie Cord

Rossini Pinto

Sérgio Murilo

Sergio Sampaio

Silvinha Araújo

Teddy Milton

Terry Winter

Tico Terpins

Tim Maia

Torquato Neto

Waldir Anunciação

Wander Taffo

Zé Rodrix

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White Twitter Icon
  • White YouTube Icon

© 2008 by MMP ROCK Business. All Rights reserved ®