OS  HOMENAGEADOS

Guilherme Arantes

Publicado em 14/06/2008

Atualizado em janeiro de 2020

 

O cantor, compositor, arranjador e instrumentista GUILHERME ARANTES seria o terceiro rockwalker a integrar o “Rock Hall da Fama” nacional, acreditando na proposta e apostando suas fichas na evolução do projeto, que um dia viria a se concretizar, literalmente ‘concretando’ as placas mais charmosas do país no solo sagrado do Rock, num futuro quiçá, chegaria em breve.

 

Guilherme Arantes (São Paulo, 28 de julho de 1953) é um dos seletos privilegiados pianistas brasileiros a integrar o hall da fama da tradicional fabricante teuto-americana de pianos Steinway & Sons, ao lado de ícones como Guiomar Novaes, Franz Liszt, George Gershwin e Duke Ellington.

 

Um dos pioneiros do surgimento do fenômeno new wave no Brasil, em 1981, também autor daquela considerada primeira canção do estilo no país "Perdidos na Selva”, Guilherme Arantes é reconhecido como um hitmaker (27 canções incluídas como trilhas sonoras de novelas brasileiras), emplacando sucessos na sua própria voz e nas de inúmeros intérpretes como Elis Regina, Roberto Carlos, Belchior, Gal Costa, Caetano Veloso, Maria Bethânia, Nando Reis e outros tantos talentos nacionais.

Na década de 80 o artista bate recordes de arrecadação de direitos autorais, superando figurinhas marcadas como Caetano Veloso, Chico Buarque e Gilberto Gil, além alçar 12 de suas composições no top das paradas do sucesso.

Em 2000 muda-se para a Bahia e nessa década lançaria mais três álbuns de inéditas, além de seu primeiro DVD ao vivo.

 

Em 2008 seria eleito pela revista Rolling Stone Brasil como "Um dos 100 maiores artistas da música brasileira", e no ano seguinte, o hit "Meu Mundo e Nada Mais" estaria entre as 100 mais importantes músicas brasileiras em todos os tempos.

 

Em 2013 lança o disco “Condição Humana”, que recebe o Prêmio Multishow de “Melhor Álbum”  e, em 2017, o novo disco “Flores & Cores” é eleito o 13º melhor disco brasileiro do ano pela revista Rolling Stone Brasil.

 

A edição 2019 do “Ilumina Santos”, que reúne diversas ações de fim de ano, apresenta Guilherme Arantes na orla da praia para centenas de milhares de fãs, ao lado da casinha do Papai Noel.

 

Um dia sonhei que eu havia morrido. Com o máximo de modéstia e sincera modéstia no meu sonho, falavam de mim no Jornal Nacional, e ao final, após o “Boa Noite” na voz grave do apresentador, a cena fechava e congelava no Maracanãzinho, naquele meu “close” cabeludo, Terra, Planeta Água… e as datas de nascimento e morte se escreviam na tela. A seguir, entrava o comercial..

Vida que segue….Acordei, suando na madrugada…É isso que vai ficar de mim?

Guilherme Arantes

 

E, de volta a 2008, Guilherme Arantes aceitaria prontamente nosso convite e, assim, vamos a Cerimônia de Captação da Rockwalk Brasil®.

 

Muito bem recebida no camarim pelo artista, nossa equipe finalmente registra as marcas das mãos de Guilherme Arantes em meio a muitos fotógrafos e cinegrafistas das Rádios, TVs e mídia impressa de toda a região de Ribeirão Preto – SP, ali presente, por ocasião de seu show na Esplanada do Teatro Pedro II, em Ribeirão Preto, um grande espetáculo para uma multidão de fãs, parte da programação de um evento promovido pela Prefeitura Municipal.

 

A cerimônia de captação das impressões acontece na noite de 13 de junho de 2008, que, além dos autógrafos na placa e na guitarra que agora compõe o acervo da RockWalk Brasil®, rouba a cena atraindo muitos curiosos que pelos bastidores circulam.

 

Carismático e gentil como sempre, Guilherme Arantes deixa a inscrição “Quantos amps essas mãos carregaram…” na placa de concreto, além da frase “Quem diria, também estou nessa”, no escudo da guitarra autografada por ele, mais uma importante relíquia para a coleção da “Rockwalk Brasil® – A Calçada da Fama do Rock Brasileiro”.

guilherme-web1.jpg

CATEGORIA

‘IN MEMORIAN’

ordem alfabética

André Matos

Antonio Marcos

Banda The Jet Blacks

Big Boy

Bolão e Seus Rockettes

Carlos Alberto Belmont

Carlos Imperial

Cassia Eller

Cazuza

Celly Campello

Chico Science

Dino

Dom & Ravel

Dori Edson

Ed Wilson

Eddy Teddy

Geraldo Brandão

Henrique Bartsch

Itamar Assumpção

Jessé

João Augusto

José Ricardo

Júlio Barroso

Luizinho & seus Dinamites

Mamonas Assassinas

Manito

Marcelo Fromer

Meire Pavão

Mingo

Nora Ney

Paul de Castro

Paulo Henrique

Pedrinho Batera

Pedro Gil

Raul Seixas

Renato Russo

Rodrigo Netto

Rogério Duprat

Ronnie Cord

Rossini Pinto

Sérgio Murilo

Sergio Sampaio

Silvinha Araújo

Teddy Milton

Terry Winter

Tico Terpins

Tim Maia

Torquato Neto

Waldir Anunciação

Wander Taffo

Zé Rodrix

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White Twitter Icon
  • White YouTube Icon

© 2008 by MMP ROCK Business. All Rights reserved ®