OS  HOMENAGEADOS

Ney  Matogrosso

Publicado em 27/05/2011

Atualizado em janeiro 2020

O artista NEY MATOGROSSO, reconhecido por sua obra e nacionalmente também lembrado pelos “Secos & Molhados”, há quatro décadas, acaba de gravar as impressões de suas mãos na RockWALK Brasil®, a “Calçada da Fama do Rock”.

 

Ney Matogrosso é dono de uma carreira brilhante, tendo permanecido por mais de quatro décadas na estrada como um dos mais importantes e produtivos intérpretes da música brasileira.

O primeiro álbum com o “Secos & Molhados” registraria um milhão de cópias vendidas e, multimídia, Ney também desponta no cinema como ator, coreógrafo, iluminador e dançarino, trabalhando inclusive como diretor geral de suas produções musicais e de outros artistas como Simone e o espetáculo “O tempo não para”, de Cazuza, entre outros.

Os números do artista registram 36 discos lançados, 40 canções em trilhas sonoras de telenovelas, minisséries e seriados, além dos inúmeros prêmios em vários segmentos em 40 anos de carreira.

 

Nascido Ney se Souza Pereira em primeiro de agosto de 1941 (Bela Vista, MT) e filho de pai militar, Ney Matogrosso moraria com a família em Recife, Salvador, Rio de Janeiro e Campo Grande por conta das transferências do pai, talvez um dos ‘culpados’ por Ney se sentir reprimido desde a infância por seu gosto pela dança, a música e outras expressões de arte.

Aos 17 anos iria ao Rio de Janeiro para ‘servir a Aeronáutica’, a melhor desculpa para sair de casa.

Ney sobrevive da venda de artesanatos em couro após o serviço militar, vai a Brasília para trabalhar com crianças em estado terminal no Hospital de Base, se preocupa com causas sociais como a da hanseníase no Brasil, e trabalha em festivais universitários e programas de televisão.

De volta ao Rio trabalha como iluminador na Sala Cecília Meirelles, inclusive até para um show de Caetano Veloso.

 

A amiga Luhli, da dupla Luli e Lucina, apresenta Ney a João Ricardo, que busca um homem com voz aguda para formar um grupo musical, e em 1971 Ney se torna vocalista do Secos & Molhados, cujo álbum de estreia seria lançado em agosto de 1973.

“Sangue Latino”, “Rosa de Hiroshima” e “O Vira” explodem imediatamente e a tiragem inicial de 1.500 cópias vende em uma semana, e em poucos meses alcança um milhão de discos vendidos.

 

Em agosto de 1974, só na pré-venda, o segundo disco chega a 300 mil cópias, mas logo depois do lançamento a banda se desfaz e o álbum não decola como o antecessor.

Dizem que, até hoje, os três ex-integrantes não se entendem e a causa da separação permanece incógnita.

Ao contrário dos ex-parceiros do Secos & Molhados, a carreira solo de Ney Matogrosso é catapultada com “América do Sul”, considerado o primeiro videoclipe da música brasileira.

 

Logo viriam “Água do Céu – Pássaro” e “Bandido (1976), o segundo disco solo de Ney.

Em 1979 Ney conhece Cazuza e namoram por algum tempo.

Em 1981 lançaria o disco “Ney Matogrosso” trazendo o que seria um de seus maiores hits “Homem com H”, sempre com aquele visual andrógino que lembra o Secos & Molhados, mas que agora pertence somente a ele.

Em 11 de janeiro de 1985 abre a primeira edição do “Rock in Rio” coberto apenas por uma minúscula tanga. Apesar das vaias e ovos atirados pelos metaleiros, o show é um sucesso incontestável.

 

A morte de Cazuza, em 1990, abala Ney que afirma ter sido "um dos três amores de sua vida".

A partir dos anos 90, dedica-se a homenagear artistas brasileiros como Chico Buarque e Ângela Maria, e no final da década lançaria “Olhos de Farol”, comemorando 25 anos de carreira-solo.

 

De volta à face artística de ator, protagoniza os filmes “Luz Nas Trevas”, “Ralé” e “Francisca Carla”.

O documentário “Olho Nu” (2014), traz registros da carreira de Ney Matogrosso em mais de 40 anos de vida artística.

O espetáculo “Atento aos Sinais” se torna sua turnê mais longa, de 2013 a 2018. Traz canções inéditas, além de trabalhos de artistas atuais (como Criolo) e também de Paulinho da Viola, Caetano Veloso e Victor Ramil.

 

Em 2018 Ney seria o homenageado do “Prêmio da Música Brasileira”, e lança sua autobiografia “Vira-lata de Raça”.

O novo show “Bloco na Rua” estreia no Rio de Janeiro em janeiro de 2019.

A biografia "não autorizada" deve sair agora em 2020, e Ney teria dado anuência e também colabora com a pesquisa, mas concorda em não ler a obra antes da publicação.

Para 2020 também é esperada uma cinebiografia, e Ney também teria assinado contrato com a Paris Filmes para a realização de um filme e uma série de televisão em dezembro de 2018.

 

...E voltando a 2011, ano em que completa seus setenta anos de idade, Ney Matogrosso em pleno vigor físico e profissional, se reinventando a cada temporada, finalmente acontece o encontro com a equipe RockWALK Brasil® numa quinta-feira 26 de maio de 2011, por ocasião de sua vinda a Ribeirão Preto, onde realizaria um belíssimo show ao vivo.

Além da placa de concreto especial, Ney Matogrosso também grava uma mensagem em vídeo para o site da Rockwalk, e deixa seu autógrafo na guitarra que passa a integrar a coleção do projeto, acervo do futuro Museu do Rock, um inestimável patrimônio da história da música brasileira.

ney-web1.jpg

CATEGORIA

‘IN MEMORIAN’

ordem alfabética

André Matos

Antonio Marcos

Banda The Jet Blacks

Big Boy

Bolão e Seus Rockettes

Carlos Alberto Belmont

Carlos Imperial

Cassia Eller

Cazuza

Celly Campello

Chico Science

Dino

Dom & Ravel

Dori Edson

Ed Wilson

Eddy Teddy

Geraldo Brandão

Henrique Bartsch

Itamar Assumpção

Jessé

João Augusto

José Ricardo

Júlio Barroso

Luizinho & seus Dinamites

Mamonas Assassinas

Manito

Marcelo Fromer

Meire Pavão

Mingo

Nora Ney

Paul de Castro

Paulo Henrique

Pedrinho Batera

Pedro Gil

Raul Seixas

Renato Russo

Rodrigo Netto

Rogério Duprat

Ronnie Cord

Rossini Pinto

Sérgio Murilo

Sergio Sampaio

Silvinha Araújo

Teddy Milton

Terry Winter

Tico Terpins

Tim Maia

Torquato Neto

Waldir Anunciação

Wander Taffo

Zé Rodrix

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White Twitter Icon
  • White YouTube Icon

© 2008 by MMP ROCK Business. All Rights reserved ®