OS  HOMENAGEADOS

O  Rappa

Publicado em 28/07/2008

Atualizado em janeiro 2020

 

Irreverentes e brincalhões, quase que sua marca registrada, O RAPPA também se rende ao convite para o ‘Rock Hall da Fama’, e assim passa a integrar o seleto grupo de rockstars, verdadeiros ícones da música brasileira, que formam a “RockWalk Brasil® – A Calçada da Fama do Rock”.

 

A cerimônia de captação das impressões acontece em Ribeirão Preto SP, na noite de sábado 26 de julho de 2008, momentos antes de seu show, que acabaria acontecendo madrugada adentro para um grandioso público estimado em mais de vinte mil pessoas.

 

O Rappa, uma das bandas brasileiras de maior expressão do país, seria formada em 1992 no Rio de Janeiro pelos músicos que acompanham o cantor de reggae Papa Winnie em uma turnê pelo Brasil, e, logo após com a inclusão do cantor Marcelo Falcão, O Rappa não alcançaria muito sucesso com seu álbum de estreia, porém, a fama nacional viria com o segundo disco “Rappa Mundi”, lançado em 1996.

Em 2001, perderiam seu lider, o baterista e principal letrista, Marcelo Yuka, baleado em um assalto que o deixaria paraplégico. O tecladista Marcelo Lobato acabaria assumindo a bateria e as letras das músicas, mantendo assim a banda em atividade.

Logo viria o disco “O Silêncio Q Precede O Esporro” em 2003, tornando O Rappa uma das bandas mais respeitadas do rock brasileiro, chegando a vender mais de 5 milhões de cópias de seus trabalhos em todo o mundo.

Notável por suas letras de forte cunho social, o peso ‘quase metal’ de seu som com pegadas de Rock, mixadas com o mais puro Reggae, umas pitadas de Rap e aquele tempero MPB, o resultado bem personalizado lhe renderia uma multidão de seguidores.

 

Seriam cerca de 18 trabalhos lançados, incluindo álbuns de estúdio e ao vivo, coletâneas, CDs e DVDs, e, após 15 anos de estrada, a banda decide dar uma pausa na carreira.

Durante a pausa, Falcão revive o projeto “Loucomotivos”, com uma turnê organizada pelo empresário Ricardo Chantilly, que acabaria trazendo também O Rappa para um número expressivo de shows.

Mas, em 3 de maio de 2017 o grupo anuncia no Facebook que após o termino da turnê, em 2018, faria uma pausa 'sem previsão de volta'.

A relação entre os músicos já estaria se desgastando após décadas juntos, e Falcão também se voltaria contra o empresário que em 2016, ao fechar uma turnê europeia, estaria ausente quando a companhia aérea perde uma bagagem do cantor, enquanto o empresário se casa na Itália.

Dizem até que, durante os últimos shows, os músicos nem se falariam fora do palco.

As últimas apresentações d'O Rappa seriam na Jeunesse Arena, no Rio, em 13 e 14 de abril de 2018, para uma plateia de 22 mil pessoas.

 

Na contramão de absolutamente todos os outros indicados que já teriam registrado suas mãos nas placas da ‘Calçada da Fama do Rock Brasileiro’, o guitarrista Xandão grava a planta de seu pé direito, que, com absoluta conivência da equipe da RockWalk Brasil®, e dos demais componentes Marcelo Falcão, Lauro Farias e Marcelo Lobato, acabaria até dando um visual inusitado e personalizado a placa d’O Rappa, mais um belo exemplar para a inestimável coleção do projeto.

 

A tradicional guitarra, é lógico, também seria autografada pelos componentes d'O Rappa, mais uma relíquia do acervo RockWalk Brasil®, em breve, o embrião do “Museu do Rock”.

orappa-web1.jpg

CATEGORIA

‘IN MEMORIAN’

ordem alfabética

André Matos

Antonio Marcos

Banda The Jet Blacks

Big Boy

Bolão e Seus Rockettes

Carlos Alberto Belmont

Carlos Imperial

Cassia Eller

Cazuza

Celly Campello

Chico Science

Dino

Dom & Ravel

Dori Edson

Ed Wilson

Eddy Teddy

Geraldo Brandão

Henrique Bartsch

Itamar Assumpção

Jessé

João Augusto

José Ricardo

Júlio Barroso

Luizinho & seus Dinamites

Mamonas Assassinas

Manito

Marcelo Fromer

Meire Pavão

Mingo

Nora Ney

Paul de Castro

Paulo Henrique

Pedrinho Batera

Pedro Gil

Raul Seixas

Renato Russo

Rodrigo Netto

Rogério Duprat

Ronnie Cord

Rossini Pinto

Sérgio Murilo

Sergio Sampaio

Silvinha Araújo

Teddy Milton

Terry Winter

Tico Terpins

Tim Maia

Torquato Neto

Waldir Anunciação

Wander Taffo

Zé Rodrix

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White Twitter Icon
  • White YouTube Icon

© 2008 by MMP ROCK Business. All Rights reserved ®