OS  HOMENAGEADOS

Placa Luminosa

Publicado em 01/04/2015

 

O grupo PLACA LUMINOSA, sucesso dos anos 70/80 e que permanece na estrada até hoje, levaria uma multidão de fãs e jornalistas para uma performance ao vivo para comemorar a sua inclusão na “Rockwalk Brasil®, a Calçada da Fama do Rock”. O evento acontece no dia 19 de março de 2015, na cidade de São Paulo, culminando com um belíssimo show que encerraria mais uma temporada de sucesso do evento “Rock In Concert”, realizado periodicamente no Shopping SP Market desde 2013.

Com casa lotada, a banda apresenta seus maiores hits que contam com a participação do público que entoa com o Placa canções inesquecíveis como “Fica Comigo” e “Mais uma Vez”. Após o show, a cerimonia de captação das impressões das mãos dos integrantes Ari e Ribah Nascimento, Luizão Gadelha, Edu Amaral e William Sant’ana na placa de concreto acontece sob muitos aplausos, flashes e assédio dos fãs que disputam autógrafos e fotos com seus ídolos.

 

Indicada pelo Comitê Rockwalk Brasil®, a Banda Placa Luminosa gravaria assim sua placa de concreto durante cerimônia ao vivo, na presença de fãs e imprensa, integrando-se definitivamente ao Rock Hall das celebridades que compõe a Rockwalk Brasil®, a Calçada da Fama do Rock. Na oportunidade, receberia das mãos do fundador e presidente da Rockwalk Brasil® Marcio Mota, a placa comemorativa de inclusão oficial no projeto, que vem homenageando ícones da música brasileira desde 2008.

 

A consagrada banda Placa Luminosa, fundada em janeiro de 1977, é definitivamente reconhecida por sua importância no cenário musical brasileiro; entre suas relevantes conquistas, pode se destacar que suas canções:

* “Velho Demais” – seu primeiro sucesso – foi trilha da novela “Sem Lenço, Sem Documento” (TV GLOBO – 1977 / 78);

* “Fica comigo” – trilha da novela “Top Model” (TV GLOBO – 1988 / 89);

* “Ego” – trilha da novela “Mico Preto” (TV GLOBO – 1990 / 91);

Entre as muitas canções que explodiram com o Placa Luminosa, e que tocam até hoje nas rádios do país, estão “Mais Uma Vez”, “Não Diga Nada”, “Faz De Conta”, “Leva”, “Amor Perfeito”, “Anjo”, “Chuvas e Trovoadas” e “Pensando Nela”.

 

Fundado pelos irmãos Ari e Ribah Nascimento, baixo e guitarra, que permanecem até hoje, juntamente com o saudoso cantor Jessé, que integrou o grupo até 79 quando iniciou carreira solo, o Placa Luminosa, no início de carreira, seria a banda de apoio para acompanhar Tim Maia entre 79 e 81.

Logo outros artistas consagrados também fariam shows com o Placa, como Cesar Camargo Mariano, Erasmo Carlos, Ney Matogrosso e Jorge Benjor.

Mesmo com a boa execução no rádio e um relativo sucesso, o Placa permanece na estrada fazendo, basicamente, bailes pelos maiores clubes de todo o país inteiro.

O ano de 1981 seria também especial na história do Placa, quando o músico Raul de Souza, considerado à época “o 3º melhor trombonista do mundo”, segundo a revista Downbeat, ao chegar de Los Angeles à procura de uma banda que pudesse tocar com ele em inúmeras apresentações em São Paulo, incluindo a gravação de especiais para as TVs Cultura e Bandeirantes, convida a banda para a parceria, um ‘golaço’ para um ‘grupo de baile’, tido como uma atividade de menor importância.

Ainda em 1981, gravam o LP “Néon”, disco de estreia do novo estilo MPB-POP-ROCK-SOUL, hoje bem definido no novo CD “Beleza que se espalha”.

Logo após “Neon”, e com o nome já consagrado no meio musical, surgem várias oportunidades de trabalho, agora com nomes de expressão no cenário musical nacional a exemplo de Erasmo Carlos, Tim Maia e Cezar Camargo Mariano, que logo os recomendaria para Ney Matogrosso, naquele momento à procura de uma banda para o show “Destino de aventureiro”. Dessa vez seria então uma ‘goleada’; segundo o próprio cantor, o melhor show de sua belíssima carreira. Juntos, Placa e Ney, em 11 de janeiro de 1985, entrariam para a história como a primeira atração, o show de abertura para mais de 130 mil fãs, do primeiro “Rock in Rio”, hoje o maior Festival de Música do mundo. O Festival reuniu, em 10 dias, um público de cerca de 1.38 milhões de pessoas.

30 anos depois, o destino faz com que o Placa seja homenageado com sua inclusão na “Rockwalk Brasil®, a Calçada da Fama do Rock”, cujo projeto tem como presidente de honra convidado o empresário Roberto Medina, o idealizador do Rock In Rio.

CATEGORIA

‘IN MEMORIAN’

ordem alfabética

André Matos

Antonio Marcos

Banda The Jet Blacks

Big Boy

Bolão e Seus Rockettes

Carlos Alberto Belmont

Carlos Imperial

Cassia Eller

Cazuza

Celly Campello

Chico Science

Dino

Dom & Ravel

Dori Edson

Ed Wilson

Eddy Teddy

Geraldo Brandão

Henrique Bartsch

Itamar Assumpção

Jessé

João Augusto

José Ricardo

Júlio Barroso

Luizinho & seus Dinamites

Mamonas Assassinas

Manito

Marcelo Fromer

Meire Pavão

Mingo

Nora Ney

Paul de Castro

Paulo Henrique

Pedrinho Batera

Pedro Gil

Raul Seixas

Renato Russo

Rodrigo Netto

Rogério Duprat

Ronnie Cord

Rossini Pinto

Sérgio Murilo

Sergio Sampaio

Silvinha Araújo

Teddy Milton

Terry Winter

Tico Terpins

Tim Maia

Torquato Neto

Waldir Anunciação

Wander Taffo

Zé Rodrix

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White Twitter Icon
  • White YouTube Icon

© 2008 by MMP ROCK Business. All Rights reserved ®